Banner

Translate

sexta-feira, 7 de maio de 2010

As vezes,demorar para decidir é pior que decidir errrado

Dormindo de touca
Em duas postagem avisamos que a insistência da Alemanha em retardar o auxílio à Grécia poderia ser fatal. Foi.
O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira com realização de 2,31%  com queda para 63.414 pontos. A moeda norte-americana teve de glória como há muito não tinha: valorização 3,17% diante da moeda nacional, cotada a R$ 1,8540. Exportadores em festa. Acho que o Banco Central e op Ministério da Fazend também festejaram. Os  mercados em Wall Street também acusaram o golpe aplicado pelo Senado americano. Simplesmente ele aprovou emenda exigindo que os grandes bancos paguem um seguro maior do que os bancos pequenos sobre os depósitos ao Federal Deposit Insurance Corp. No curto prazo o mercado reagiu mal, mas no médio e longo há de aplaudir a medida. O índice Dow Jones caiu 3,2%, o Nasdaq Composite caiu 3,44% e o S&P perdeu 3,24%.
Na Europa, tudo é comandado pelas expectativas sobre o setor financeiro e o eventual contágio que a economia grega possa trazer à vida na zona do euro. O setor financeiro recuou com a manifestação do presidente do Banco Central Europeu sobre compra de bônus de governos da zona do euro e, do alerta da Agência Moody´s sobre um eventual aumento do risco sistemático dos bancos. Em outras palavras essas agências deveriam ficar quietas em momento como esses. Primeiro, porque todos já sabem disso, segundo porque semeiam um pânico desnecessário e não produtivo. O resultado foi o tombo de Frankfurt, Paris e Londres. Nesse clima, a Ásia não foi exceção. Veio para baixo. A explicação é óbvia :apreensão sobre a dívida soberana de países da Europa.
Agora, a publicação da ata do Copom acabou por colocar um pouco de chantily, com um morango vermelho, em cima desse bolo. Ela expressa a preocupação dos membros do comitê com o crescimento desequilibrado entre oferta e demanda. Avisa ao navegantes que o COPOM acompanhará o desenvolvimento do cenário fiscal europeu para suas próximas decisões. Isso soa como uma ameaça de subir ainda mais o juros básicos no país.
Dos Estados Unidos continuam a vir as melhores notícias. A produtividade cresceu 3,6% no primeiro trimestre desse ano, enquanto os Pedidos semanais de Auxílio Desemprego caíram para 444 mil.
Amanha virão novidades sobre indicadores econômicos no Brasil. O IBGE divulgará o IPCA deabril e a Pesquisa Industrial Mensal Regional de março.
Nos Estados Unidos renovam-se as esperanças com os indicadores do mercado de trabalho de abril: Taxa de Desemprego e o Payroll de abril. Será anunciado ainda o índice de Crédito ao Consumidor de março.
Pode haver uma reversão positiva depois de tantas frustações pelas quais passamos essa semana. Mas não se iludam, o mundo continua excessivamente instável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário