Banner

Translate

terça-feira, 25 de maio de 2010

Crescimento possível

Crescer tem limites
Em uma das postagem de domingo passado, falei em crescimentos previstos para o PIB brasileiro de 5,5%, para 2010, e de 4,5%, para 2011. Claro que a admissão básica dessa afirmação é a manutenção da estabilidade do real. Se abandonarmos essa meta é possível crescer além desses percentuais. Entretanto, para respeitá-los, não há como crescer se a capacidade ociosa de nosso parque produtivo está, basicamente, esgotada. Todo o sistema de produção funciona quase  a plena carga. Viveríamos com a oferta muito abaixo da demanda e os preços fugiriam do controle das autoridades econômicas.
No médio prazo, faltam investimentos nacionais, sobretudo porque nossa poupança (pública e privada ainda) é muito baixa.
Temos vivido, nos investimentos, da poupança externa.
Portanto, não se trata de previsão conservadora. Pessoalmente, penso ser necessário reconhecer que crescimento, no mundo econômico, tem seus limites. Ultrapassá-los tem seu custo. Certamente, a sociedade brasileira não abriria mão da conquista obtida com a estabilidade da moeda nacional, pela qual, aliás, pagou um preço bastante alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário