Banner

Translate

domingo, 23 de maio de 2010

Estudos apontam para algumas hipóteses sobre a inadimplência

Empresas inadimplentes precisam
de mais controles e acompanhamentos.
Os estudos que tenho feito na Fractal com bases de dados de inadimplentes têm me sugerido algumas hipóteses para a inadimplência entre pessoas jurídicas: escassez de informações e sua má qualidade, inexistência de garantias líquidas, bastantes e suficientes, prazos inadequados para resgate do crédito, controles inexistentes ou imprecisos para as contas a pagar e a receber, receitas e despesas e fluxo de caixa. Não considerei, entre esses fatores indutores da inadimplência, as mudanças ambientais bruscas ou os problemas sistêmicos relacionados ao mundo financeiro. A intenção era estudar apenas a situações econômicas mais estáveis, ainda que houvesse nelas, algumas flutuações na demanda ou no crescimento econômico.
Fonte: Serasa Experian

Considero importante identificar as sazonalidades regionais das demandas por crédito, bem como os momentos em que a inadimplência se intensifica. As análises regionalizadas das bases de dados têm levado a hipóteses ainda mais instigantes. As empresas vivem demandas também sazonais. O caso típico é o das regiões agrícolas, onde a produção e o consumo obedecem a ciclos muito característicos. Caso curioso é o da empresa já endividada que toma empréstimos com o objetivo de pagar empréstimos anteriores. Há um efeito casacata que induz à maior inadimplência. Reestruturação de empresas implica controles e acompanhamentos. Aliás foi a ausência deles que conduziu à situação da rreestruturação.
O crédito empresarial remanesce como um desafio a ser resolvido pelas finanças. Levantei hipóteses, mas elas ainda necessitarão ser testadas para serem aceitas ou rejeitadas. Isso dependerá da pesquisa de campo e de um tratamento metodológico razoavelmente complexo. Mãos à obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário