Banner

Translate

quarta-feira, 19 de maio de 2010

População já se defende do crédito excessivo

Intenção de consumo das classes econômicas mais baixas diminui no 2T10
Veículo: Executivos Financeiros  -  Data: 18/05/10
Pesquisa realizada pelo Instituto Fractal apontou que a renda dos entrevistados pertencentes à classe econômica mais baixa está com 30% de sua renda comprometida com pagamentos de empréstimos, cujas parcelas mensais se estendem até o Natal deste ano, o que representa uma diminuição na intenção de consumo no segundo trimestre de 2010 neste segmento social.
Outro ponto abordado pelo levantamento apontou que 11% dos entrevistados afirmaram que não será possível quitar suas dívidas, sendo que um terço de seus rendimentos já está direcionado para saldar empréstimos.
A pesquisa demonstrou também que este cenário é influenciado pelo aumento, nos últimos meses, dos preços alimentos, por conta da ocorrência de chuvas, enchentes e da baixa remuneração dos produtores agrícolas em períodos anteriores, fatores que reduziram a oferta e a qualidade dos produtos.
Ainda segundo o levantamento, os entrevistaram afirmaram gastar cerca de 26% de seus rendimentos com itens de consumo. Em camadas mais pobres, este percentual chega a até 32%, o que justifica o uso intensivo de cartões de crédito, em todas as classes, nos supermercados.
De acordo com Celso Grisi, economista do Instituto Fractal, a elevação das taxas de juros pode aumentar ainda mais a inadimplência. Como solução para a questão, o economista afirma que deve ser investido na educação financeira para que famílias de menor poder aquisitivo a poupar e evitar o endividamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário