Banner

Translate

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Otimismo no centro decisório americano

FED aponta para aceleração
do crescimento americano
O FED da Filadélfia  anuncia  a conclusão de sua mais recente investigação: a economia  deverá crescer a uma taxa anualizada de 3,3% nos próximos dois trimestres. A causa dessa aceleração está identificada como a melhoria nas condições do mercado de trabalho. O desemprego, estimado hoje em 9,6% para 2010, deve sofre redução para 8,9% em 2011. Parece mesmo uma receita anticíclica do tipo que o governo Lula criou para o Brasil.
Para acompanharmos o acerto dessas previsões, temos alguns números revelados:  207.300 vagas de empregos devem ser criadas mensalmente, no trimestre de março, abril e junho. 120.500, no trimestre seguinte. O crescimento econômico deve reduzir-se para 2,8% no último trimestre de 2010. Considerado todo o ano de 2010, a expansão deverá ser de 3,3%. Para completar, a inflação ficará estável.
Tudo parece razoável. Mas, a ser verdade, o petróleo deve voltar ao nível dos US$ 85,00/ barril, em Nova York e o dólar deverá valorizar-se ainda mais, derrubando a cotação do real e do euro, abrindo uma relação mais justa para os exportadores brasileiros e uma vertente de crescimento, via exportação, para Alemanha, França e Itália. Vamos verificar se essas projeções se verificarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário