Banner

Translate

sábado, 8 de maio de 2010

Nokia x Apple

Inovação, invenção ou reprodução?
Mais um lance na já tradicional disputa jurídica entre Nokia e Apple por patentes tecnológicas. A briga é pelas patentes registradas. A Nokia alega que o iPhone e os iPad, tablet touch screen, da Apple ferem 5 de suas patentes relacionadas à comunicação de voz, de tráfego de dados, com o uso indevido de tecnologia de sua propriedade para configurações de antenas high performance, na  transmissão de sinais e na redução dos espaços físicos ocupados na sua instalação. O processo fo disribuido na corte federal no estado de Wisconsin, nos EUA.
A Nokia alega ter investido 40 bilhões de euros nesses projetos de redução dos tamanhos de seus equipamentos em pesquisa e desenvolvimento.
Estamos diante de um caso clássico da teoria de gestão. A Nokia pensou ter criado uma vantagem competitiva sustentada. Esqueceu-se de que para ser sustentável a vantagem não pode admitir cópia ou reprodução, pelo menos em prazo reduzido. Agora, sai do campo do gerenciamento e passa a frequentar, com muita intensidade, a área jurídica. Pessoalmente, já vivi caso semelhante. Sabe Deus onde isso vai acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário