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segunda-feira, 24 de maio de 2010

Para onde vai esse público?

A TV aberta vai aos poucos dando espaço para outras mídias
A quantidade de televisores ligados no horário nobre, durante o ano de 2009, manteve-se estável. Durante o horário nobre, 57,7% dos aparelhos estiveram ligado, enquanto, no anterior, a marca era de 58%. Uma diferença pequena, mas que aponta para um quadro de redução da audiência, uma vez que mais de 42 em cada 100 televisores ficam desligados.
Os melhores anos, a partir de 2001, foram 2005 e 2006, que tiveram 60,6% e 60,2%, respectivamente. Em 2007, o índice foi de 57,6% aparelhos ligados no horário nobre.
Claro que será preciso lembrar que durante os 9 anos de realização da pesquisa, a quantidade de aparelhos de TV cresceu no país. De acordo com a Mídia Dados, havia 41,1 milhões de televisores no Brasil em 2001, número que subiu para 53,4 milhões no ano passado.
Então, os especialistas estão cogitando que as pessoas não estão necessariamente deixando de usar seu aparelho, mas que estão usando o aparelho para outras finalidades ou migrando cada vez mais para a TV paga. Em outras palavras, isso aponta para mudanças nos hábitos dos consumidores de mídia. Acho que já podemos iniciar uma discussão sobre essa mudança no próximo dia 17/6, na FEA/USP, em evento sobre comunicação em mídia on line e off line.
A mesma pesquisa mostra que, durante esse período, no alcance da cobertura dos canais abertos, a Record é a emissora que mais se expandiu. De 2001 para 2009, o canal evoluiu de 76,8% dos televisores para 93,2% – ultrapassando a RedeTV! (80,8%) e a Band (87,9%).
O SBT está em segundo lugar na profundidade, presente em 95,5% das casas. A Globo, como de costume, vem na ponta com 99,6%. Mesmo que a liderança seja mantida, a conclusão é que, de fato, engrossou para a Globo.

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