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sábado, 15 de maio de 2010

Banda larga é a maior vertente de crescimento

Expansão da publicidade dependerá da universalização da banda larga
A baixa renda está mudando seu comportamento de uso da internet. Os usuários migram das redes sociais, para usos menos lúdicos e mais aplicados ao seu dia a dia. A hipótese é a de que, deixando os terminais públicos com a compra de seu próprio computador, sintam-se seguros e protegidos para utilizar a internet banking e iniciar atividades de compras por esse meio.
Confirmada essa hipótese, o potencial de crescimento dos negócios (e aí o da publicidade) via internet é suficientemente substancial para viabilizar economicamente novos usos.
Vejam no mundo da publicidade, como anda a distribuição das verbas
Mas há outras hipóteses a serem levantadas. Por exemplo, sempre que  ocorre uma crise na  economia, os consumidores aumentam sua taxa de permanência no lar. O uso da internet deverá, portanto, aumentar. Como nesses momentos ele passa a comprar menos, é possível que use a internet mais para fazer suas pesquisas de preços do que para compras. Isso levaria a um aguçamento de sua sensibilidade à relação custo benefício e o tornaria ainda mais exigente e racional? Provavelmente sim.
Também é de se cogitar sobre o aumento de novos usos relacionados à busca de informações: educação, saúde, atualidades, etc. Empreendimentos como IG, UOL, Terra teriam grandes benefícios com isso, mas provavelmente teriam que rever seus conteúdos. Uma das propostas seria criar áreas que dessem conta do que os semioticistas chamam de percurso generativo, acompanhando as atividades diárias das pessoas.
Agora, com a predominância desse meio, ficaria bem mais difícil construir marcas e produzir posicionamentos fortes, desafiando a competência discursiva dessa mídia. Estou certo nisso? Não sei.
O fato  é que tudo isso poderá ser discutido no evento que o professor Ramiro organiza na FEA/USP, no dia 17 de junho. Que tal aparecer por lá?

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