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terça-feira, 4 de maio de 2010

MODELO DE NEGÓCIOS NA MÍDIA ON LINE: CASO YOUTUBE

Como já destacado no livro "MÍDIAS E NEGÓCIOS", a mídia on line é um sucesso de audiência, mas tem resultados pífios de negócios.
Muitos não entendem como funcionam as mídias e suas fontes de receitas.
A matéria da EXAME ON LINE do jornalista Rogério Jovanelli (info online) mostra um modo criativo que o YOU TUBE encontrou para buscar receitas (inclusive para o usuário).
Na tentativa de tornar o seu canal de vídeos mais lucrativo, o YouTube lançará uma nova e importante cartada: a empresa quer permitir que os usuários possam cobrar pelos vídeos que postarem no site. Qualquer vídeo. Não só os hits.

Atualmente, a única forma do internauta ganhar dinheiro com o YouTube é quando o vídeo faz muito sucesso e acaba entrando para o programa de parceiros da empresa do Google, o Youtube Partnership Program.

Essa iniciativa, que foi lançada no ano passado, consiste na seleção dos filmes por parte dos profissionais do YouTube, que acrescentam publicidade à peça, gerando receita e, por consequência o proprietário do vídeo leva parte do lucro obtido.

Já o novo serviço que o YouTube pretende lançar possibilitará que os seus usuários ganhem com os vídeos, não com publicidade, mas por meio de cobrança dos telespectadores.

A empresa ainda não forneceu detalhes sobre a novidade. Por exemplo, não há certeza se qualquer internauta poderá participar ou se o novo programa será restrito a profissionais da indústria.

Testei o sistema de venda avulsa do FINANCIAL TIMES por 8 meses. A experiência é relatada no livro (pg 62 a 64)


UMA DAS HIPÓTESES DO LIVRO "MÍDIAS E NEGÓCIOS" VINGANDO:
VENDA AVULSA DE CONTEÚDO!

Lenha para o debate do dia 20 de maio.

Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br

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