Banner

Translate

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Preços Agropecuários em queda
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista apresentou queda de 1,20 no mês de abril. Vamos comemorar? Não adianta. O que vai se dizer é que a alta dos juros foi o que reduziu os preços ao consumidor.
O índice referente a produtos de origem vegetal registrou queda de 2,23%, enquanto que o referente a produtos de origem animal cresceu para 1,37%.
Os produtos de origem vegetal que tiveram as maiores altas foram: feijão, com alta de 25,68%, algodão, com 9,77%, amendoim com 8,75%, carne bovina com alta de 5,35% e leite B, com 4,30%.
Os preços recebidos pelos produtores paulistas de feijão continuam a subir. Trata-se de baixa produção em função dos preços anteriores que não estimularam o plantio. O algodão subiu em função dos reduzidos estoques internacioanis. O amendoim, com a redução da área plantada em função dos preço anterior, apresenta-se emalta.
A carne bovina, em alta, reflete o aumento do consumo interno. O leite B sobe por uma questão sazonal, refletindo a entrada da seca.
Em síntese, alimentos não pressionaram a inflação de abril. Ela decorre de outros fatores ligados à política de crédito e aos gastos excessivos do governo que injetam uma liquidez indesejável na economia nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário