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sexta-feira, 26 de março de 2010

A busca por um modelo de negócios (para meu amigo Ramiro Gonçalez)

Estudo conduzido nos EUA aponta a fragilidade econômica dos sites de informações na web
Deu no Le Monde
A transição de um modelo de papel para um modelo via web não garantira o futuro da imprensa. É o resultado de uma pesquisa anual sobre as mídias nos Estados Unidos, realizado pelo Projeto para a Excelência jornalística do Pew Research Center. O estudo mostra que pouco a pouco vai tornando-se mais evidente que o jornalismo on-line não encontra um modelo rentável. O relatório 2010 foi publicado dia 15 de março.
79% dos entrevistados, leitores de temas econômicos on-line declaram que jamais clicar, ou apenas raramente clicam, sobre uma publicidade. Eles simplesmente ignoram essas publicidades. A publicidade convencional não será capaz de financiar a imprensa on-line.
A solução também não passa por um modelo de assinaturas pagas pelos usuários: apenas 35% dos entrevistados tem um site de informação preferido e, entre esses, somente 19 % continuariam a consultar esse site se devesse pagar por isso. "Isso significa que apenas 7% dos internautas que se informam por meio da web se diz pronto a abrir suas carteiras para pagar”, analisa o especialista da Pew.
Em 2009, as receitas publicitárias dos jornais, incluindo seus sites, caíram 26%. Nos três últimos anos, a queda foi de 43%. A publicidade on-line, que deveria salvar o setor, sofreu uma queda de 5% em 2009. Tom Rosenstiel, coordenador do estudo, insiste que “mesmo que a economia melhore, haverá cortes de empregos no setor em 2010”.
O único setor em expansão entre as mídias convencionais nos Estados Unidos e a televisão a cabo, um segmento onde a cadeias de notícias comentadas ficam com a parte do leão.
Mês que vem vamos fazer um evento na FEA/USP para discutir esse assunto. Interessa discutir os modelos de negócios para as mídias on-line. Vou avisá-los da data e do horário do evento.

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