Banner

Translate

terça-feira, 23 de março de 2010

China na retranca. Favores ou comércio?

Crescem as tensões nas relações comerciais da China com os EUA
As tensões agravaram-se logo após o Senado norte-americano anunciar, na semana passada, sua intenção de impor tarifas mais elevadas aos produtos chineses se a China não alterar sua política de câmbio.
A resposta chinesa veio em seguida. Funcionário do Ministério do Comércio Exterior da China afirmou que as compras de bônus do Tesouro dos Estados Unidos ajudaram a estabilizar o sistema financeiro da maior economia do mundo. Em seguida, desafiou os EUA a  trabalharem por um comércio mundial mais estável e por um quadro de cooperação econômica com a China.
O clima tenso como está entre os dois países esconde uma realidade maior. A desvalorização excessiva do yuan produz um desequilíbrio mundial do comércio e põe por terra todos os esforços de liberalização do comércio a que todos os países-membros da OMC se emprenham. O OMC trabalha anos a fio para obter uma redução das tarifas médias em 10%. A China subvaloriza sua moeda em 30%. Inverte todo o fluxo de comércio e deteriora os esforços pelo livre-comércio.
Por final, comprar títulos do Tesouro americano, no quadro do mercado financeiro, é entendido como investimento e não como favor prestado aos EUA. Não fosse assim, certamente, a nação americana estaria comprometida com uma eterna gratidão universal. Ora bolas, chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário