Banner

Translate

sábado, 6 de março de 2010

Disputando nos penaltis

Bola na rede
No front externo, os dados do mercado de trabalho norte-americano anunciados mostraram que a taxa de desemprego no país ficou estável aos 9,7% em fevereiro de 2010, conforme a expectativa dos analistas. De forma geral, o número de pessoas economicamente ativas desempregadas também permaneceu inalterado em 14,9 milhões. Na próxima semana, o mercado deve continuar monitorando o cenário internacional, principalmente quanto aos desdobramentos da crise grega.
Em Nova York, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reiterou que a instituição estuda medidas para modernizar as operações em moeda estrangeira no País e tornar o mercado local mais "eficiente". Foi uma bomba. Tudo indica que o projeto Omega sai mesmo.
Para reforçar o otimismo reinante, a notícia sobre avanço do crédito ao consumidor norte-americano, pela primeira vez após 11 meses, aponta para a recuperação do consumo nos EUA. Parece que as medidas econômicas de combate à recessão começam a produzir resultados no consumo. Daí para o aumento do emprego é um  salto muito pequeno.
O Consumer Credit divulgado pelo Federal Reserve revelou um avanço de US$ 5 bilhões no montante do crédito concedido ao consumidor norte-americano em janeiro em relação ao mês anterior.
Na Europa, o possível adiamento da ajuda da Alemanha à Grécia perturbou os ânimos das Bolsas. A notícia repercutirá também nos índices acionários europeus da próxima semana. Ainda por lá, as encomendas às fábricas na Alemanha cresceram 4,3% em janeiro, ante o mês anterior. O resultado veio melhor que o projetado pelo mercado. A Alemanha ensaia sua recuperação via exportações.
No frigir dos ovos, é de se esperar para a semana que entra por um momento de reconciliação do mercado com os resultados financeiros desejados. Com isso a vitória sai nos penaltis. O que vale é bola na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário