Banner

Translate

terça-feira, 30 de março de 2010

Bancos Brasileiros e o Show de bola

Sistema financeiro nacional
Acaba de sair pesquisa da consultoria Economatica sobre a rentabilidade sobre patrimônio líquido (ROE)dos bancos no continente americano.
Seria comparativamente como a classificação de um campeonato de futebol.Quem lidera o ranking são os times que mostram melhores gestão e qualidade técnica. E a métrica não poderia ser melhor - rentabilidade sobre patrimônio líquido (ou bolas nas redes) Os resultados mostram um sistema BRASILEIRO sólido e altamente rentável. Os bancos brasileiros registraram a maior rentabilidade entre os 20 maiores em ativos da América Latina e dos Estados Unidos no ano passado.
A primeira posição é ocupada pelo Banco do Brasil com surpreendente ROE médio de 34,74%. O ROE (Return on equity) equivale ao retorno sobre o patrimônio líquido.
Em uma analogia simples é como se o BB fosse capaz de comprar a si mesmo com 3 anos de lucros.
As duas posições seguintes também são de bancos brasileiros: Itaú-Unibanco (24,19%) e Bradesco (23,82%). Os norte-americanos Goldman Sachs (19,82%) e American Express (16,23%) completam os cinco primeiros lugares.
O ROE médio das 20 primeiras organizações está em 11% . O que equivale a dizer que os bancos americanos precisam de 9 anos para para compor seu patrimônio líquido com os lucros gerados. O BB faz isso em 3 anos.
As empresas brasileiras posicionadas na cadeia de suprimentos da indústria financeira (como a FRACTALCONSULT e ECONOMÁTICA) poderão aproveitar a oportunidade e se consolidar no mercado internacional.
Com estes números fica claro o motivo para o Brasil sediar a base financeira da América Latina. Além de futebol agora exportaremos tecnologia bancária.
PROF RAMIRO GONÇALEZ FIA
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário