Banner

Translate

quinta-feira, 25 de março de 2010

Cenário - continuação

2a Postagem - Cenário 2010
Nem tudo são flores
4) OS GRANDES OBSTÁCULOS DE 2010
A estratégia adotada para a recuperação econômica baseou-se, como já dissemos, em estímulos fiscais e financeiros, na expansão das bases monetárias nacionais e na sustentação da oferta de crédito, garantindo a liquidez dos sistemas financeiros locais. Como conseqüências mais imediatas são de se esperar pelos efeitos negativos dessas medidas e que deverão ser combatidos com a mesma determinação que caracterizou suas implantações.
 a) Déficits fiscais e dívidas públicas crescentes.
A evolução dos gastos dos estados nacionais, para garantir a retomada do crescimento, mais que triplicou os déficits dos Estados Unidos e da Europa em relação aos seus respectivos PIBs de 2007 para 2009.
b) Fim dos estímulos fiscais e elevação dos juros
A retirada de estímulos fiscais será iniciada em 2010, sob pena de levar estados à insolvência. Naturalmente, é de se esperar pelas elevações das taxas de juros na Zona do Euro, Reino Unido, China (já em curso) e Brasil. Nos Estados Unidos essa elevação, como já anunciado, estará precedida por estratégias de enxugamento da liquidez excessiva, o que faz crer em um novo ciclo de aperto monetário apenas no final de 2010 ou início de 2011.
Conclusão
Déficits, dívidas, retirada dos incentivos e aperto monetário tornarão a recuperação econômica um fenômeno lento e paulatino. O Brasil terá suas exportações ainda muito concentradas na China. Estados Unidos e Europar não contribuirão para a retomada brasileira de forma expressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário