Banner

Translate

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Afastando inquietações e temores

A respeito da inflação e do
superaquecimento da economia
As previsões contidas no Boletim Focus do Banco Central recuaram de 4,50 %, na penúltima semana de março, para 4,63%, na última semana de maio.
As expectativas dos agentes econômicos claramente retornam em direção ao centro da meta. Isso não se dá por acaso. O aperto monetário iniciado com as altas da taxa básica de juro, a menor entrada de capitais estrangeiros, em função das instabilidades mundiais, e a queda do consumo, decorrente da crise européia, têm pressionado os preços para baixo. Portanto, as expectativas começam a se ajustar de maneira a desestimular movimentos altistas vindos da iniciativa privada. Algumas commodities, entre elas o petróleo, tiveram quedas em suas cotações nos mercados internacionais. É o caso do açúcar e da soja. O petróleo recuou quase dez dólares em Londres e NY, nos últimos 45 dias.
Tudo isso justifica as revisões que fiz, duas semanas em atrás, em minhas previsões: inflação inferior ao que até agora se projetou, PIB com crescimento mais modesto e Selic subindo mais lentamente. Tudo como resultado do desejado desaquecimento de nossa economia, preservando a conquista da estabilidade de nossa moeda. É para comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário