Banner

Translate

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O influxo de capitais estrangeiros pode aumentar

Risco-país já sinaliza para a continuidade dos investimentos externos diretos
O indicador de risco-país do Brasil apresenta-se em baixa, aproximando-se dos 230 pontos. Perspectivas de melhoria no quadro mundial, o crescimento anunciado para a Ásia e os anuncios sobre o desempenho da economia mundial abrem condições para novas reduções nesse indicador.
Ainda remanescem algumas contradições nas avaliações e, por isso, podemos ter novas flutuações no risco-país. Por exemplo: até o momento não se encaminhou solução para o problema do déficit fiscal americano. A China também não providenciou o ajuste cambial requerido pela comunidade internacional, mantendo inalterada sua taxa de câmbio. Na Europa, é preciso ter certeza que, no caso de novos episódios relacionados às dívidas e aos déficit de seus países, o FMI continuará presente, aportando recursos. Novas quebras devem ser anunciadas brevemente e o apoio do Fundo é tido como indispenável.
A percepção de risco dos países emregentes fica sempre dependente do desempenho do primeiro mundo. Mas a política monetária atual e os esforços fiscais devem nos posicionar muito bem à esperea da evolução do quadro mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário