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sábado, 19 de junho de 2010

Chegou ao Brasil. E veio com força.

Lojas grátis: ambiente para a pesquisa
de marketing
Já são três. Pode?
Não havia nenhuma e em um mês passamos a ter a Clube Amostra Grátis, a Sample Central e o site Tryoop. São lojas montadas para entender sentimentos, emoções, julgamentos, opiniões, motivos, barreiras e toda a sorte de atitudes que forem possíveis de ser surpreendidas durante o ato de compra. A loja existe para ser um ambiente de pesquisa para produtos que necessitem ser testados pelo consumidor ou expostos para suas decisões de adoção.
A equação financeira para a loja tem dois termos, no primeiro membro. O primeiro termo está composto pelos contratos fechados com empresas que queiram conhecer o comportamento do consumidor em relação aos seus produtos e marcas. O segundo, pelas taxas de inscrição que os consumidores pagam para poder freqüentar essas lojas. Claro que no site do Tryoop esse pagamento não existe. O consumidor, em suas visitas, escolhe um determinado número de produtos, preenchendo, depois do consumo, um questionário que avalia suas reações a esses produtos. Agora, a imaginação e as metodologias podem ter asas. Pode-se avaliar a qualidade dos produtos, de forma comparativa a seus concorrentes, ou fazer uma pesquisa de satisfação, eleger usos e aplicações principais, etc.
No segundo membro, deve aparecer um número que reproduza a soma dos dois outros e que seja capaz de dar conta de todos os custos e remunerar os investimentos realizados. Talvez dê certo, mas acho um é pouco, dois é bom, três é demais.
Mais viável seria criar unidades móveis de pesquisa para encontrar um número maior de consumidores, mais dispostos a colaborar e com resultados instantâneos, seja em eventos, seja em pontos de grande movimentações de pessoas. Agora, tudo isso é mais uma avanço da área de pesuqisa que merece ser aplaudido.

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