Banner

Translate

terça-feira, 15 de junho de 2010

Prosperidade econômica e justiça social

O sonho das gerações dos anos 60 e 70
começa a materializar-se
A pesquisa semanal do Banco Central, conhecida como Boletim Focus, reduziu suas expectativas inflacionárias, prevendo a queda do IPCA para 2010, de 5,64% para 5,61%.
Em relação ao PIB para este ano, as expectativas apontam para um crescimento de 6,99 contra previsão anterior de 6,60. Otimismo? Pode ser, mas algumas notícias realmente sinalizam nessa direção.
O preço da madeira cresce, pressionado pela construção civil, o próprio setor de construção diz estar operando no limite de sua capacidade, o IBGE anunciou, semana passada, crescimento da economia brasileira de 9 % no primeiro trimestre do ano, o consumo de aço também apresenta expansão.
No campo, os preços agrícolas recebidos pelos produtores continuam crescendo. As perspectivas para o milho, a laranja e a cana são muito positivas. O preço do boi gordo também estimula o aumento da produção e puxa consigo o preço da carne de frango. Os lácteos, até por conta da entrada do frio, tiveram seus preços revistos para cima. O crédito continua a se expandir.
Do lado da renda, o processo distributivo se amplia e a oferta de empregos formais continua se expandindo. Os ganhos salariais têm sido maiores entre os empregos com maior qualificação. Por fim, a notícia de que a pressão sobre os preços tem vindo da área de serviços deixou claro que setores como os de saúde, educação, cultura, entretenimento, editorial, lazer, turismo e outros seguem em forte expansão.
O momento pede prudência para não exaurir o potencial econômico de crescimento, mas sinaliza para um período longo de prosperidade nacional, reduzindo as diferenças gritantes ainda existentes na vida social brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário