Banner

Translate

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Petróleo em alta

FED anuncia crescimento pelas mãos da iniciativa privada. Preço do petróleo responde ao anúncio
O principal executivo do FED, Ben Bernanke dá conta da consistência do crescimento americano. Em declaração cautelosa mostra, entretanto, que a velocidade dessa recuperação não será suficiente para reduzir o desemprego de forma rápida. Em outras palavras, a população americana conviverá com níveis elevados, mas decrescentes, de desemprego.
De auspicioso, trouxe o anúncio de que "os investimentos das empresas e os gastos dos consumidores parecem estar assumindo "as rédeas", no momento em que o governo inicia justamente o processo de retirada dos estímulos da economia."
Isso sim, trouxe euforia ao mercado. A fala traz de volta a sensação do funcionamento do regime capitalista. Os agentes econômicos privados fazem a economia se mexer. O governo pode recuar dessas funções com seus socorros, subsídios, intervenções e  retomar suas funções essenciais: planejar, arrecadar, regular e fiscalizar. Para o sonho americano, nada poderia ser melhor. A auto-estima parece estar sendo reencontrada. 
Foi o bastante para os preços do petróleo iniciar uma recuperação no mercado internacional. A cotação do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em julho, registrou alta de 0,7%, para US$ 71,91 na Bolsa de Mercadorias de Nova York. Enquanto ssso em Londres, o barril do tipo Brent, com vencimento em julho, subiu 0,05%, cotado a US$ 72,16 no ICE Exchange.
Se a Europa parar de "abrir buracos na água", a economia americana se juntará aos emergentes para reconstruir os mercados internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário