Banner

Translate

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Banco de Compensações Internacionais confere credibilidade ao real
Das poucas coisas que me entristecem nesse país, existe uma, que corresponde à perda de uma inusitada oportunidade na área internacional: a criação de um centro financeiro regional, com a estruturação de uma câmara de compensações internacionais. Isso nos levaria a dar conversibilidade plena à moeda nacional e nos faria substituir Miami no cenário econômico da região. Tenho esperado por isso.
O BIS anunciou o que faltava. Credibilidade. Uma moeda depende da confiança de quem a utiliza como padrão de aferição de riquezas, ou para comparar valores, favorecer as trocas, etc. Em matéria de importância nas Bolsas internacionais de derivativos o real é, hoje, a segunda moeda, perdendo apenas para o dólar e superando o euro.
Sabem qual são as causas que os especialistas identificaram para isso? São o crescimento da economia, a elevação da taxa de juros que garante a remuneração dos capitais investidos e o fato da moeda estar muito atrelada às commodities cujos preços estão bombando.
Na minha visão a interpretação é falha. As causas estão relacionadas ao fato de o real ser uma moeda líquida, forte e estável. E isso basta. O resto é conseqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário