Banner

Translate

terça-feira, 1 de junho de 2010

Volta à montanha russa

IBovespa 63.000 pontos pode
recuar outra vez?
Nessa segunda-feira o Ibovespa subiu 1,77%, alcançando os 63.046 pontos. O volume financeiro negociado foi de apenas R$ 3,90 bilhões. Os investidores tendem a não atuar durante feriados nos Estados Unidos. Ficam sem direção. O mercado brasileiro segue os mercados mundiais, sobretudo os de NY, Londres, Frankfurt e Tókio. Como os grandes investidores foram para o campo de golfe nos EU, tudo caminha de lado, como se o mundo tivesse parado.
No Brasil, a moeda norte-americana valorizou- se em relação ao Real em 0,61%. Fechou o pregão a R$1,8200.
Hoje tudo deve mudar. Voltam à cena as decisões dos grandes players. NY passa a atuar com seus critérios pendulares. Todos estarão de olho no índice ISM da Indústria e no índice de Preços Pagos, ambos referentes ao mês de maio que se encerrou ontem. Não tem nada mais fresco para tirar o pulso da economia americana. Alguma expectativa sobre a divulgação, também hoje sobre os Gastos com Construção de abril e o Índice de Atividade do Fed de Dallas referente a maio.
Imaginem se essas métricas forem favoráveis. Nessa hipótese, o mercado dará consistência à recuperação dos preços dos ativos. Se os números vierem ruins, além da queda de preços teremos que ouvir todas as interpretações sobre o mau momento europeu, a eventual redução do ritmo econômico da China e a resiliência da economia americana a episódios imprevisíveis. Sugiro, mais uma vez, o muro, até que o quadro americano esteja bem definido por esses números de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário