Banner

Translate

domingo, 20 de junho de 2010

BB capta

Mercado Financeiro - Saiba como as ofertas de ações afetam os papeis na Bovespa
Invertia - Sexta, 18 de junho de 2010, 8h20 na bolsa - Fonte: Redação Terra
As ofertas de ações de empresas na bolsa de valores, como devem fazer Banco do Brasil e Petrobras em breve, sempre geram certa expectativa e diversos fatores podem influenciar na boa aceitação dos novos papeis pelo mercado. Segundo economistas e analistas de mercado, o sucesso de uma oferta depende do momento econômico, dos planos da empresa para aplicação do capital e do "bom-humor" dos investidores.
De um modo geral, para companhias que já têm capital aberto, o preço das ações tende a cair antes da oferta, segundo um analista que preferiu não se identificar por causa do período de silêncio determinado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). "Isso acontece para tornar o preço do papel atrativo para o investidor entrar novamente".
Além disso, a expectativa de ganhos com dividendos também cai, já que o lucro será dividido por um maior número de acionistas com a oferta de ações. No entanto, para o professor de governança corporativa da Trevisan Escola de Negócios Roberto Gonzalez, o que deve pesar mais no preço da ação é a perspectiva para o futuro da empresa.
"Depende de como é a oferta e se o mercado assimilou bem as intenções e aprovou os planos do que a empresa fará com o dinheiro. Se o mercado entende que a oferta é boa, a ação até sobe. Se o mercado reprovar os planos da empresa, ela cai. Se a empresa está levantando dinheiro para pagar dividas, o mercado não vê com bons olhos", afirmou.
O economista Celso Grisi, do Instituto de Pesquisas Fractal, também afirma que a tendência antes da oferta é de queda no preço. "Antes da oferta as ordinárias tendem a cair, as demais dependem muito de como o mercado vai receber", disse. Após a oferta, o preço varia conforme o volume total de ações vendidas e humor dos analistas.
Investidores
Segundo Grisi, pode ser uma boa oportunidade para os investidores de curto prazo, que compram ações mais baratas antes da oferta e vendem logo depois da capitalização, com boas perspectivas de ganhos. Mas nem sempre a ação sai por um preço melhor e aí sua aposta está perdida. Já os investidores de longo prazo devem ficar atentos para a solidez e os planos futuros da empresa ofertante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário