Banner

Translate

domingo, 20 de junho de 2010

Uma declaração confusa

China faz mistério e promete valorizar
sua moeda. Será?
A expressão utilizada é "flexibilizar a taxa de câmbio". E isso seria feito desatrelando o Yuan do dólar. Como? Não foi explicado.
Há seis meses, andando pelos corredores da OMC, em Genebra, ouvi várias vezes, de diplomatas e representantes dos países-membros, que os esforços do órgão para reduzir a tarifa do comércio mundial era absolutamente  infrutífero, de vez que tendo conseguido "reduzir a tarifa média do comércio  mundial, nos últimos anos, em 10%, a China promovia uma política cambial com uma defasagem de seu câmbio na casa dos 30%". O sentimento de inconformismo era muito grande.
Mas não se animem muito. As autoridades chinesas já antecipam  que não existem "fundamentos para grandes flutuações ou mudanças" do câmbio.
Teremos que aguardar algum tempo. Para o Brasil seria muito bom que o câmbio chinês se aproximasse de níveis mais reais e que a China deixasse de tentar ludibriar nosso sistema de comércio, exportando via Vietnã, ao trocar origem por procedência, e deixasse de desmontar seus produtos em partes e peças, para não ser tributada corretamente.
Melhor a China acordar para uma política de competitividade real, antes de se isolar no direito do comércio internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário