Banner

Translate

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Enquato isso no Brasil

Cade aprova acordo na área de buscas
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou o acordo firmado entre Microsoft e Yahoo mediante o argumento da ampliação da concorrência com o Google, na área de buscas na internet. Essa decisão tem o mesmo objetivo daquela tomada no início da semana pela Comissão Européia: ampliar o grau de competição entre os players em um determinado mercado. Naquela decisão a Microsft perdeu o exercício monopolístico da oferta do Explore em seu próprio sistema operacional. Nessa, a empresa é ganhadora. Nesses embates jurídicos, os argumentos utilizados revalizam-se, dependendo dos interesses locais em jogo. Seria interssante cotejá-los em algum órgão internacional que validasse, ou não, suas contradições. Quem sabe algum guru pudesse dizer que tais "comportamentos oportunistas", decorrentes das "assimetrias informacionais" e da "racionalidade limitada" expressassem apenas  a estratégia de "pensar globalmente e agir localmente".  
O acordo permite que a Microsoft disponibilize para o Yahoo tecnologia de algoritmo voltada a serviços de buscas, de buscas patrocinadas e os serviços de publicidade contextual. O Yahoo fica com a exclusidade sobre as vendas mundiais para os anunciantes maiores.
O Cade agiu rápido e decidiu alinhado com as diretrizes antitruste. Resta saber se o Google não fará como a Nestlé, atirando-se no braços o Judiciário nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário