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domingo, 20 de dezembro de 2009

Me engana que eu gosto

Não deixe o tempo destruir sua memória.
Todos temos rugas. Mas enquanto a medicina não dá jeito, o photoshop pode acabar com essas incoveniências. A proibição da veiculação de um anúncio de um creme anti-rugas na Grã-Bretanha, essa semana, insere-se no capítulo da propaganda enganosa.
A propanda apresentava foto da modelo Twiggy, sem rugas, tal como nós a queríamos imaginar. A acusação é de que o creme anunciado faria o milagre de transformar a verdadeira ex-modelo, drapeada, na falsa modelo, livre das marcas do tempo.



A suspensão do anúncio foi determinada pela Advertising Standard Authority. Mais de 700 consumidoras teriam apresentado reclamações contra a propaganda enganosa. A ASA, considerou o anúncio "socialmente irresponsável", pois poderia aumentar a percepção negativa que as mulheres têm do envelhecimento e da própria imagem. Além disso, a propaganda é enganosa, pois promete algo que o produto não faz.
A imagem negativa sobre a velhice é um problema individual. O problema da auto imagem é mais individual ainda. Tudo depende de como cada um se vê e se entende. Tudo depende do que cada um fêz consigo e com seus sonhos e suas realizações. Aspirar a juventude eterna é um sonho do qual o homem ainda não se livrou. Agora, confundir  sonho com a realidade, não é problema que se resolva, procurando o Procom.
Quer saber, não destruam meus sonhos de junventude, colocando uma foto verdadeira da Twiggy. A propaganda tem o mérito de incitar as mulheres em direção ao ideal.
Agora, que esse creme não faz tudo isso, não faz mesmo. O erro foi só o de atribuir o efeito a um creme que realmente não pode ser a causa  dessa mágica, jamais. E que pena que seja assim.

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