Banner

Translate

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Já não estou tão sozinho.

Alta de juros parece um caminho natural para o mundo. Alta do dólar também.

No site da InfoMoney
Política monetária no mundo
O movimento a favor de uma mudança no discurso das autoridades monetárias não se restringe ao Brasil. Nos Estados Unidos também há quem defenda a alta na Fed Funds Rate, que atualmente está em seu menor patamar histórico (entre 0% e 0,25% ao ano). "Sem a adoção de uma política mais deliberada de redução da liquidez e elevação das taxas de juros antes cedo do que tarde, nós poderemos muito bem ver a inflação se tornar uma preocupação séria", disse na última terça-feira Charles Plosser, presidente do Federal Reserve da Filadélfia - primeiro membro da autoridade monetária norte-americana a se pronunciar a favor do aperto monetário.
Enquanto na maioria das economias começa-se a pensar em uma mudança no comportamento das autoridades monetárias, em outras poucas, o aperto monetário já está sendo conduzido. Nesta semana, a Austrália anunciou pela terceira vez consecutiva a alta na taxa de juros do país, que passou de 3,5% para 3,75% ao ano. Outras economias, como Israel e Noruega, também já elevaram seus juros.
E a Selic?
"A unanimidade sobre a manutenção da política monetária, que prevaleceu nas últimas quatro reuniões do Copom, começa a ser rompida. A razão para isso é a forte recuperação da economia brasileira nos dois últimos trimestres e suas consequências para a taxa de inflação no médio prazo", destacou a MCM.
Na visão da consultoria, o crescimento da demanda agregada ao ritmo atual é incompatível com a expansão da capacidade produtiva da economia brasileira, que, mais cedo ou mais tarde, irá se refletir em pressões sobre a taxa de inflação e sobre o déficit em conta corrente.
Ainda na posgtagem de ontém disse que esse seria o motivo para o aumento do dólar no mundo. Com essa expectativa e com o recrudescimento das tensões em Dubai, no Brasil, o dólar fecha sua 3a. sessão em alta. Vamos acompanhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário