Banner

Translate

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Recuperação econômica já provoca monetaristas

Noruega eleva os juros básicos
para 1,75 % ao ano
O Banco Central Norueguês, o Norges Bank, decidiu elevar a taxa de juros em 0,25 pontos, alcançando os 1,75% ao ano. A decisão de elevar essas taxas deveu-se aos temores associados à recuperação econômica em curso no país. Os receios com o comportamento dos preços foi a grande motivação da decisão. 
Curiosamente, o Banco Central de Suécia, o Riksbank, resolveu, no mesmo momento, manter suas taxas sem alteração, nos seu mínimo histórico, de 0,25%, reafirmando sua previsão de que a taxa se manterá nesse patamar até 3o trimestre de 2010. O Riksbank justificou sua decisião pela necessidade de consolidar recuperação da economia nacional, mesmo que submetida a alguma pressão inflacionária. Na avaliação dos dirigentes do Banco Central da Suécia essas pressões são baixas e não justificam medidas monetárias preventivas.
O interessante é notar que, lá como aqui, as opiniões se dividem nas mesmas vertentes. E mais, cada país trabalha com expectativas diferentes sobre o futuro, mas usam os mesmos instrumentos para monitorá-las: a taxa de juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário