Banner

Translate

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Comportamentos no trabalho

Gartner afirma que a utilização de computadores próprios no trabalho aumenta 
A pesquisa aponta que o número médio de empregados que utilizam seus notebooks pessoais crescerá de 10% para 14%, em 2010. Ao longo dos anos, as empresas têm adotado políticas que facultem o uso dos computadores pessoais no trabalho.
Nisso, duas coisas ficam difícil de entender. A primeira, associada ao comportamento generoso desse funcionário, pondo ativos pessoais a serviços das organizações americanas, inglêsas e alemãs. Concordemos que generosidade financeira e despreendimento econômico não são elementos característicos da população daqueles países. Não será possível admitir, em tempos de pens e outros acessórios, a idéia de que a facilidade e a conveniência do uso da própria máquina ultrapasse a fronteira financeira desse funcionário.
Em segundo lugar, custa crer que os problemas com sigilo e confidencialidade estejam, na avaliação das empresas, subestimados pelos de redução de seus custos ou investimentos. Ainda que a obsolescência acelerada possa induzir à inversão de valores empresariais, estamos falando de algo que poderá fragilizar organizações, seus objetivos e estratégias.
A investigação alcançou 528 gerentes de TI de empresas, com mais de 500 funcionários, no Reino Unido, Alemanha e USA. A amostra é pequena para concluir-se tanto, mas, enfim, é a amostra que temos.
Essa despreocupação, ou excessiva confiança, traduz os problemas pelos quais a governança em TI atravessa nesse momento. Sinceramente, é preocupante imaginar que fucionários de marketing não se achem atraídos por uma boa base de dados de empresas seguradoras ou de cartões de crédito. Difícil crer que programas e softwares relacionados às áreas de produção deixem de interessar a um engenheiro aeronáutico da Boeing. Ou, ainda, que um computador de funcionário da Lufthansa não seja objeto de desejo de outro da British Airways. Fico imaginando a segurança dos sistemas de inteligência competitiva dessas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário