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segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Políticas públicas podem ajudar a universalizar banda larga

Pesquisa do Ipea mostra preço
como principal obstáculo
Os preços dos pacotes de banda larga ainda são muito altos e comprometem a universalização do serviço, no País, segundo apontam os resultados da pesquisa do Ipea. O preço médio do pacote de banda larga no Brasil é de R$ 161,87.
54% das pessoas dos excluídos da internet em suas casas (os sem internet em seus lares) atribuem essa exclusão ao preço elevado do serviço. O indicador mais contundente da exclusão é o da densidade: ocorrência de apenas 5,3 acessos para cada 100 habitantes.
O estudo simula resultados a partir de três cenários com diferentes preços mensais médios e mínimos, para o serviço de banda larga. Com o preço mínimo seria de R$ 35 e o médio, R$ 66,50, a densidade de acessos aumenta para 18,4 para cada 100 habitantes. O percentual de domicílios com Internet no Brasil, nesse caso, subiria consideravelmente: de 17,6% para 61,2%; a população atendida aumentaria de 33,4 milhões para 115,6 milhões. No segundo cenário, considerados o preço mínimo mensal de R$ 25 e um preço médio de R$ 47,50 a densidade chegaria 21 acessos para cada 100 habitantes e a Internet ficaria presente em 69,8% dos domicílios Isso estaria a significar que a internet chegaria a 132,1 milhões de brasileiros. Porém, haveria uma redução da receita bruta anual com banda larga das operadoras em relação ao cenário 1, caindo para R$ 22,9 bilhões.
No último cenário, o Ipea fixou o preço mínimo de R$ 15 e o preço médio de R$ 28,50. A densidade de acessos seria de 23,7 para cada 100 habitantes; 78,5% dos domicílios teriam acesso e 148,5 milhões de brasileiros estariam atendidos com Internet em suas casas.
Resta saber como baixar esses preços. Dada a importância social dessa conquista e suas repercussões no plano econômico, cultural e educacional, cabe ao governo o estabelecimento de mecanismos indutores da universalização. Certamente, subsidiar não é o caminho. Talvez, deslocar recursos da economia gerada pela universalização, condicionando-os a resultados alcançados, possa fornecer os parâmetros para formulação dessa política.

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