Banner

Translate

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Liquidez exagerada provoca especulações

O impacto da Selic no bolso do cidadão
Veículo: Diário do Comércio de SP
Data: 10/12/09 -
Patrícia Büll  

A decisão tomada ontem pelo Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Selic, a taxa básica de juros, nos atuais 8,75% ao ano já era esperada, mas não impediu que alguns empresários entoassem o coro dos descontentes. Afinal, além de ser o principal instrumento para o controle da inflação, é ela que baliza o custo dos financiamentos de bens produtivos e do crédito e também influencia diretamente na vida financeira do cidadão comum.
Evolução – Para se ter uma ideia, desde o início do ano, quando o Copom reduziu a Selic de 13,75% para 12,75% ao ano – a primeira de uma série de cinco quedas consecutivas, até alcançar os atuais 8,75% ao ano – o juro básico teve redução de cinco pontos percentuais: queda de 36,4%. No mesmo período, o juro para pessoa jurídica caiu de 31% ao ano em janeiro, para 26,5% em outubro (queda de 19,6%) e para pessoa física saiu de 55% ao ano para 44,2% (redução de 14,5% até outubro). Em igual período, o prazo médio de financiamento para pessoa física foi de 16 para 17 meses.

Na opinião de Manuel Henriquez Garcia, professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP e vice-presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), foi a manutenção da Selic em queda, combinada com a política fiscal anticíclica do governo que ajudou o Brasil a atravessar a crise sem grandes percalços e sair dela rapidamente.

Expectativa de alta – Porém, a mesma demanda interna aquecida que ajudou o País durante a crise será a responsável pela provável mudança de postura do Copom em relação à Selic no próximo ano. A expectativa geral é que a economia brasileira terá um crescimento robusto em 2010, o que deve pressionar os preços.
"O BC já tem como certo que haverá aumento de preços por conta do crescimento da demanda e que precisará adotar uma postura mais severa e começar a elevar a Selic, talvez já no segundo trimestre", diz Fábio Kanczuk, professor de economia da FEA/USP. Até lá, ele acredita que o real apreciado ajudará a manter os preços sob controle, pois permite o crescimento da importação.

Muita liquidez – Celso Grisi, diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, chama a atenção para o "excesso de liquidez" no mercado. Para ele, os R$ 85 bilhões de recursos vindos do 13º salário, mais o montante que o BC injetou no mercado para comprar dólares e manter o real no patamar atual (R$ 6 bilhões só em outubro), mais os recursos provenientes das operações de crédito, elevaram demais o volume de dinheiro circulando, o que dará ainda mais munição para o banco mudar o tom de suas reuniões, preparando o mercado para um aumento da Selic.


"Pelo menos até o final do primeiro trimestre não acredito que o BC faça qualquer movimento. Seria um contrassenso por conta das medidas anticíclicas que ainda vigoram para estimular a produção. Mas também não haverá novas reduções por causa do aumento dos preços no horizonte", diz Grisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário