Banner

Translate

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Comércio exterior e sua contribuição às economias nacionais

Comércio mundial vai crescer
10% em 2010
A Organização Mundial do Comércio arriscou em julho uma previsão bastante audaciosa, afirmando que o volume do comércio mundial crescerá, até o final desse ano, 10% em relação ao ano de 2009. A afirmação é de Pascal Lamy diretor da OMC.
A previsão é ainda mais otimista que a feita em março, de aumento de 9,5% no comércio mundial. Em 2009, o comércio mundial teria sofrido uma retração de 12,2%, em volume, segundo a OMC, em função da crise financeira mundial.
"A crise financeira e econômica que abalou a economia mundial nos últimos meses de 2008 produziu uma recessão global em 2009 que resultou no maior declínio no comércio mundial em mais de 70 anos", afirma o relatório, divulgado em Xangai.
"A OMC prevê uma modesta recuperação em 2010, que deve reverter um pouco o impacto do colapso do comércio", disse Lamy. Reafirmou sua crença de que, em grande parte, o crescimento do comércio em 2010 decorrerá do dinamismo da economia chinesa. Ressaltou que se não houver imprevistos até o fim do ano, o crescimento do comércio mundial pode superar 10% em 2010.
Bastou afirmar para os imprevistos acontecerem. Julho e agosto trouxeram um conjunto de transformações no comércio entre as nações. Alemanha cresceu suas exportações em direção à China. Estados Unidos e Europa reduziram seus volumes comercializados com o mundo. A America Latina cresce, mas suas importações e exportações, exceto as de commodities, costumam priorizar transações dentro da própria região.
De qualquer forma, a previsão é bastante conservadora e tem o mérito de evidenciar a importância do comércio mundial para as economias nacionais. Deixa claro também que a tese da OMC, que sobre a liberalização do comércio, traria ao mundo grandes benefícios econômicos e maior bem-estar às pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário