Banner

Translate

sábado, 21 de agosto de 2010

Fatos que merecem registros

Acompanhar alguns fatos passados
pode explicar o futuro
O governo central marcou a capitalização da Petrobras para o dia 30 de setembro. Duas empresas de avaliação contratadas pela Petrobras e ANP apresentam valores diferentes para o preço do barril do petróleo. Começa a complicar. Ao invés de esclarecer, tudo parece confundir-se.
No mundo dos preços, o IPCA-15 aponta para o segundo mês de deflação: julho - 0,09% e agosto, com -0,05. O responsável é o setor de alimentos. As famílias brasileiras comemoram a queda.
No plano internacional, a recuperação econômica dos Estados Unidos continua lenta. Nessa semana, os pedidos semanais de seguro-desemprego voltaram a crescer, atingindo 500 mil. Isso pode estimular os mercados.
Na Ásia, a China superou o Japão. O PIB chinês deixou o Japão para trás. Não sejamos tão definitivo porque isso pode ser revertido, em função dos ajustes do câmbio chinês. No curto prazo, a China é o único vetor relevante de crescimento econômico. As commodities brasileiras guardam profunda dependência dessa situação. Governantes brasileiros comemoram o crescimento interno e continuam a menosprezar o valor excessivo do real em nossas relações comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário