Banner

Translate

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Risco-Brasil


Ainda somos variável dependente.
As condições econômicas mundiais estimulam as aversões a riscos e ampliam essa percepção em relação ao Brasil. Com a deterioração das perspectivas da recuperação americana, os volumes de investidos no país sofrem reduções e o reflexo nos preços é imediato:bolsa brasileira com giro diário muito inferior à média e preços em queda;  risco-país subindo para 222 ponto; Global 40, com queda de 0,86% ontem.
A vitalidade da economia nacional não é suficiente para convencer os investidores sobre desempenho nacional futuro.
Não há que se imaginar que a taxa de juros por si só possa garantir altos desempenhos. As avaliações dependem muito da política fiscal. A piora das contas públicas e a redução do superávit primário estão na base dessas decisões.
No fundo, esses movimentos expressam que ainda existem muitas dúvidas sobre os fundamentos econômicos brasileiros. Também expressam as duvidas e as incertezas sobre a maturidade das instituições e do regramento nacionais.
Não basta exibir um bom crescimento. Será preciso buscar por um desenvolvimento integral do país. Até lá seremos váriavel dependente das economias avançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário