Banner

Translate

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bancos médios fazem bonito

Em meio à crise bancária internacional, bancos médios brasileiros reforçam suas posições
No primeiro semestre, a expansão do crédito e a melhoria da qualidade dos ativos impulsionou o crescimento dos lucros. Os índices de capitalização e a liquidez desses bancos ajudaram muito e devem propiciar novos crescimentos de suas posições de crédito.
Acredito no bom potencial para o crescimento do crédito nos bancos brasileiros de médio porte. Acredito também que novas melhorias no índice de qualidade de ativos devam ocorrer. Bancos de médio porte são beneficiados pela retomada do crescimento do crédito no país. O crescimento deve se dar motivado pelo segmento de PMEs, pelos segmentos de pessoasa físicas e de grandes empresas. Para ajudar, as necessidades de provisões serão menores em virtude da melhoria na qualidade dos ativos. Além disso, os fortes índices de capital e a sólida liquidez devem continuar a sustentar o crescimento do crédito.
As carteiras de crédito entre os bancos de médio porte devem crescer na faixa de 20 a 40% em 2010. Os riscos de redução dessas carteiras estão associados aumentos nas taxas de juros e a um eventual aumento dos custos de captação. Apesar do efeito do aumento das taxas de juros sobre os spreads na intermediação financeira, o aumento da demanda tem mais que compensado as reduções das margens. Os riscos desses bancos continuam associados ao agravamento de custos de captação no mercado internacional de capitais. Isso poderia resultar em condições mais restritas de captação, especialmente para os bancos de médio porte, podendo forçá-los a concorrer com grandes bancos por depósitos corporativos e institucionais. Eles captaram recursos em épocas melhores, o que lhes dá uma reserva para financiar o crescimento do crédito.
Para o segundo semestre, prevejo que as posições de liquidez entre os bancos de médio porte devem continuam sólidas, mas é sempre preocupante a disponibilidade e os custos crescentes das fontes de captação, especialmente para os bancos desse segmento, que têm maior dependência de cessões de crédito e depósitos a prazo DPGE - Depósitos com Garantia Especial.
Vamos ficar de olho nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário