Banner

Translate

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Interpretações do Banco Central induzem decisões. Cuidado!

Banco Central e sua interpretação equivocada
Para o Banco Central a tendência da inadimplência para pessoa física, no crédito livre, é de queda, de vez que os atrasos inferiores a 90 dias estão caindo. Aliás, isso é óbvio. A FRACTAL e, a Serasa-Experian mostraram que o problema da inadimplência está relacionado aos quatro primeiros meses do ano. Foram essas as operações que comprometeram a renda das famílias e dos indivíduos, acarretando a alta da inadimplência e que deverão pressioná-la até o final do ano. A interpretação do Banco Central, nesse caso, parece equivocada.

Para as pessoas jurídicas, o Banco Central avalia que futuramente pode haver alguma elevação, já que os atrasos inferiores a 90 dias estão estáveis há muito tempo, sem demonstrar trajetória de queda. A afirmação faz sentido, mas esqueceu de adicionar as sucessivas altas das taxas de juros como o principal componente dessa elevação.
Naturalmente, aqui, não houve equivoco, nem tampouco esquecimento. Essas afirmações induzem os agentes econômicos menos avisados a decisões erradas. Ficou ruim para o Bacen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário