Banner

Translate

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Tudo anda de lado

O quê esperar para essa semana?
O Ibovespa fechou a semana aos 67.515 pontos. Foi a décima alta consecutiva do índice, acumulando alta de 10,8% no mês de julho. O dólar continua se desvalorizando e fechou a semana em R$1,7550. É queda seguida de queda. Essa semana, podemos esperar por uma reação do Banco Central. Quieto ele não pode ficar.
Wall Street encerrou a sexta-feira no zero a zero. O crescimento decepcionante do PIB norte-americano e a redução de seu consumo, no segundo trimestre, deu um banho de água fria no mercado.
Na Europa, o problema foi a taxa de desemprego da Zona do Euro. Apresentou-se em 10%, pelo quarto mês seguido. A inflação para o consumidor cresceu 1,7% em julho, na comparação ao mesmo mês de 2009. Já não fosse o suficiente, as vendas no varejo da Alemanha caíram 0,9% em junho. Finalmente, o anúncio do que já era esperado: a Moody´s deve rebaixar o rating soberano da Espanha.
Na Ásia, a China e o Japão anunciaram a redução de seus ritmos de produção industrial. Notícias ruins que põem em questão a redução do ritmo de recuperação da Europa e dos Estados Unidos.
Essa semana, temos para acompanhar: o IPCA no Brasil e os dados de atividade econômica dos Estados Unidos.O fraco ritmo de crescimento dos gastos dos consumidores devem estimular alguma revisão nas políticas de incentivos, fazendo ampliar ainda mais a presença do estado na vida econômica daquele país.
Ainda no Brasil, teremos a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal de junho, do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de julho, dos dados da Indústria Automobilística também de julho.
Nos Estados Unidos serão divulgados os índices ISM Industrial e de Serviços de julho, os Gastos com Construção de junho, os Rendimentos e Gastos Pessoais também de junho, o PCE Deflator, as Encomendas da Indústria, as Vendas de Imóveis Pendentes, todos referentes ao mês de junho. E ainda, os Dados de Emprego, a Variação na Folha de Pagamentos, a Taxa de Desemprego, todos referentes ao mês de julho. Finalmente, o Crédito ao Consumidor do mês de junho.
Não se esperea por surpresas. A semana não terá notícias muito positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário