Banner

Translate

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Juros não deve subir mais

Inflação parece que continuará em hibernação
Havia uma grande expectativa de que a inflação, mola mestra que movimenta as taxas de juros do sistema, viesse a subir em agosto. Os dados  coletados até a quinta -feira passada, dia 12, mostram que inflação continua próxima a zero. Hiberna!
Em decorrência, Já aparecem as primeiras estimativas para o IPCA-15: 0,05%. Portanto, enquanto a inflação repousar nesse patamar, o viés é de baixa par a curva de juros no curto e médio prazos. Para a Selic, já se imagina o eventual início de um período de hibernação, também.
As apostas apontam para que o Banco Central não suba mais a Selic. Entretanto, uns poucos chegam a falar em redução. É bom sonhar.
Como pressões inflacionárias integram os processos de crescimento, pensa-se no mercado que o BC não deveria baixar a Selic. Deveria, pelo menos, mantê-la elevada, para evitar um indesejável recrudescimento inflacionário em 2011.
Alguns economista começam a falar em arrefecimento na política monetária e projetam, para esse caso, a inflação em 6,0%, para 2011.
No front externo os juros continuam muito baixos. Portanto, não haveria que se pensar em pressões externas para os juros nacionais.
Tenho comigo que, conservador como é, o BC manterá a Selic no atual patamar e que a curva dos juros se manterá estável por, pelo menos, algum tempo.
Ver para crer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário