Banner

Translate

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mergulho duplo parece exagero.

Economia dos EUA pode piorar ainda mais, afirma economistas.
Veículo: Investimentos e Notícias   -   Data: 24/08/10
Niviane Magalhães - Agência IN
O indicador da venda de imóveis usados, que despencou 27,2% em julho deste ano, não preocuparia tanto se não fossem os outros dados decepcionantes da economia norte-americana, disse Paul Dales, economista da Capital Economics. "O mercado imobiliário está minando. Um mergulho duplo de preços ainda está por vir, e a economia pode piorar ainda mais", ressaltou. O resultado foi o pior em 15 anos. Segundo ele, o conflito está entre compradores e vendedores, que estão sofrendo impasse com os preços. "Muitos vendedores relutam em abaixar os preços, e os compradores apontam para preços mais altos nos últimos anos", declarou Dales.
Além da vendas de imóveis estar prejudicada, dados como o de emprego (atualmente em 9,5%) também demonstra incertezas adiante. "Muitas pessoas possuem potencial para comprar imóveis, mas com a taxa elevada de desemprego e o receio dos trabalhadores em perder seu emprego, aumenta as desistência em ter um imóvel", disse o economista. Ainda segundo ele, os incentivos fiscais do governo ajudaram a alavancar o setor, mas com o término, em 30 de abril, a cautela voltou.
Na opinião de Celso Grisi, economista e diretor presidente do Instituto de Pesquisas Fractal, esses dados divulgados nos últimos dias demonstram que a recuperação da economia dos Estados Unidos irá ser mais longa do que o previsto. "Todos os instrumentos monetários de ajuda que o governo poderia fazer já se esgotaram. A liquidez necessária já foi injetada, assim como a taxa de juros básica, continua a quase 0%", explicou Grisi.
Para Celso Grisi, os Estados Unidos não podem mais insistir em uma economia voltada ao consumo, "pois a taxa de desemprego continua alta e não há renda", ponderou. "O principal agora é focar nos investimentos grandes e pesados, como em infraestrutura, para absorver o emprego, e conseqüentemente aumentar a renda do norte-americano, para que haja o consumo. Não adianta ter opções baratas de financiamentos, se não existem tomadores", acrescentou.
Em relação à BM&FBovespa, que segue penalizada pelos dados dos Estados Unidos, Celso Grisi afirmou que o fato do Ibovespa cair ou reduzir os pontos não o preocupa. "O que realmente assusta é o giro financeiro abaixo dos R$ 4 bilhões, pois demonstra fraco movimento estrangeiro no País".
Niviane Magalhães - Agência IN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário