Banner

Translate

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Grandes bancos ficarão ainda maiores

Os grandes bancos também melhorarão
seus resultados em 2010
As instituições financeiras de grande porte brasileiras devem apresentar bons lucros em 2010. Ainda que as margens da intermediação financeira, em alguns momentos possam ser pressionadas, as operações de crédito, ainda em crescimento, deverão mais que compensar eventuais reduções dos spreads.
Mas apenas isso não explica o alto desempenho desses conglomerados. É preciso reconhecer a robusta melhoria da qualidade dos ativos bancários.
Seja pela competência em deferir créditos, seja pela evolução positiva nas condições econômicas do país, seja ainda pelo efeito conjunto de ambas as variaáveis, o fato é que a redução na insolvência e na inadimplência reduzirá também a necessidade de provisões desses bancos.
De modo mais acentuado, essa evolução da qualidade dos ativos deve apresentar-se no segmento das pequenas e médias empresas. Entretanto, o varejo de pessoas físicas e as grandes empresas também contribuirão para essa evolução.
A ampliação dos lucros decorrerá, portanto, de uma conjunção muito positiva de elementos favoráveis do ambiente de negócios e das competências gerenciais das grandes instituições financeiras nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário