Banner

Translate

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Crescimento deverá ser bem mais lento

Economia brasileira em novo
patamar de crescimento
O IGP-DI apresentou inflação de 0,22%, em julho e o IPCA mostrou-se em estabilidade, com alta de 0,01% no mês de julho. Em junho a alta tinha sido de 0,02. Podemos considerar que a inflação está domada. A queda dos preços deve ser atribuída ao monetarismo vigente.
O IGP-DI apresentou oscilação positiva, mas insignificante, de 0,01 por cento em julho, após ficar estável em junho e subir 0,24 por cento em igual mês de 2009.. Os dados do IBGE mostram que os preços do grupo Alimentação e bebidas caíram 0,76 por cento no mês passado, ante baixa anterior de 0,90 por cento. A contribuição do item para o IPCA de julho foi de menos 0,17 ponto percentual. De janeiro a maio os alimentos tiveram altas consecutivas e chegaram a estar quase 5,5 por cento mais caros do que no fim do ano passado. A segunda queda consecutiva do grupo, no entanto, reduziu a alta acumulada no ano para 3,74 por cento, próximo ao resultado final de 2009. No ano, o IPCA acumula alta de 3,1 por cento. De janeiro a julho de 2009, a alta era menor, de 2,81 por cento.
A inflação está domada. O crescimento econômico arrefeceu. Empregos e salários devem seguir na mesma direção. O crédito deve voltar-se mais para as pessoas jurídicas e seus prazos devem aumentar. O consumo deve arrefecer também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário