Banner

Translate

domingo, 15 de agosto de 2010

Imperdível: Mídias e Negócios

Desafios, reflexões, experiências
e novas oportunidades
RECOMENDO FORTEMENTE
O livro MÍDIAS e NEGÓCIOS é realmente assim: experiências variadas, novos desafios, boas reflexões, grandes oportunidades, algumas respostas e muitas perguntas. A tendência mais marcante da mídia é a buscar um novo formato para utilizar a plataforma on line. O presidente da News Corp, Rupert Murdoch, parece ter percebido que isso pode ser um diferencial: um jornal totalmente digital. A plataforma digital que fornecerá informação por meio de dispositivos móveis (smartphones) oferecerá matérias curtas, que podem ser digeridas rapidamente. O formato do conteúdo será adequado aos tablets e celulares.
O conteúdo terá geração pelo New York Post que também pertence ao Rupert Murdoch.
As plataformas impressos e on line não são excludentes. Elas precisam atender a públicos específicos e o livro mostra isso.
A busca por novos modelos de negócios pelas grandes corporações da comunicação será intensificada. O fato da GLOBO estar contratando gestores de conteúdo transmídia é outro importante fator catalisador dessas mudanças.
No livro Mídias e Negócios fica claro que uma plataforma não mata outra. Uma plataforma apenas reposiciona a outra. Profundidade e apuração sempre serão necessárias. É uma falsa discussão entre aqueles que acham que o “jornal vai morrer” e os que não acham. Esse debate é improdutivo. O correto é como se dará a INTEGRAÇÃO. É aí que estão as oportunidades. A GLOBO inteligentemente já percebeu e busca um gestor “transmídia”. Como ninguém sabe, do ponto de vista da teorização até então existente, gerir transmídia, os interessados têm uma vasta oportunidade à frente.
O livro acaba sem mortos. Somente perguntas.
O autor?  O professor Ramiro Gonçalez. Professor da FIA, especialista em inteligência de mercado e colaborador desse blog.
Parabéns Ramiro. Sucesso com esse lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário