Banner

Translate

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Desconcentração à vista?

Crescimento do mercado interno estimula o apetite dos banqueiros internacionais
Em mais alguns dias, o Banco Central pode autorizar a entrada, para operações no Brasil, de cinco novos bancos estrangeiros. Dois são europeus, três norte-americanos. Alguns banqueiros asiáticos também estudam o mercado nacional.
O interesse dos banqueiros por mercados novos e em crescimento rápido é um fenômeno bastante previsível. Todas as intenções de investimentos vão esbarrar em um mercado de necessidades já atendidas. E bem atendidas.
Os segmentos da demanda nacional parecem já estar saturados. As pesquisas da FRACTAL apontam que os esforços de sub-segmentação, de criação de estruturas diferenciadas para o atendimentos dos sub-segmentos e de posicionamentos das marcas continuam muito fortes.

Existem, por aqui, desde bancos de grande porte, com extensas redes de agências e com um número enorme de correspondentes bancários, capilarizando suas ofertas e bancarizando novas camadas ingressantes no consumo, até os chamados bancos de boutique, ou bancos especializados, tratando de operações complexas, com elevado grau de estruturação, destinados às demandas mais sofisticadas. Em todos esses tipos de bancos é possível encontrar sólidas bases tecnológicas e grandes economias de escalas nas áreas de suas atuações.

No Brasil, temos atualmente 213 os bancos, sob controle total ou parcial de estrangeiros, com origem em 23 diferentes países. Ao todo, o país conta com quase 20 vinte mil agências, além de outros meios físicos e eletrônicos de distribuição. Até recentemente não se podia pensar em crescimento orgânico. Crescimentos viáveis só eram possíveis a partir de uma ou várias compras. O grau de satisfação com os bancos e com os serviços bancários também são elevados, conforme indica o Painel da Indístria Financeira - PIF, pesquisa realizada há 23 anos pela FRACTAL.
Mas, o mercado tem crescido a uma velocidade surpreendente e isso pode abrir espaços para tentativas de crescimento orgânico, sem previsão de qualquer aquisição.
A entrada de novos players poderia ser muito útil à concorrência do setor, entretanto, como se vê, as barreiras são muito grandes aos novos entrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário