Banner

Translate

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estão chegando as flores

Especialistas começam a discutir temas que estavam esquecidos
Começou uma discussão bem mais profícua. Até agora, penso ter sido uma voz muito isolada, tentando discutir de forma recorrente alguns temas da economia que, parece, não empolgavam a ninguém.
De uma ou duas semanas para cá, grandes nomes dessa sociedade especializada, jornalistas econômicos, economistas e empresários, retomaram discussões que, a meu ver, são essenciais à vida econômica das pessoas: a sobrevalorização do real, a desindustrialização, a preda de competitividade da economia brasileira, a queda das taxas de juros, nossa balança comercial e sua abrupta redução, os custos das reservas internacionais e a correção das contas pública. Finalmente dois ou três autores, que sempre me despertam o interesse, começaram a discutir política industrial e a instalação de um processo de planejamento, com definição de metas e de instrumentos de controles para a macroeconomia nacional. Para culminar, um dos grandes jornais do país trouxe, em caderno especial, uma ampla reportagem sobre gestão pública.
Volto a experimentar uma sensação de certeza sobre o futuro, ainda que as opiniões possam ser divergentes. Mas, o conhecimento se constrói pelos embates que as idéias travam entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário