Banner

Translate

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um alerta, apenas

O tempo se exaure. As comemorações
se multiplicam.
O desemprego atinge o seu menor nível. Comemoremos. Ocrescimento alcança as mais altas taxa da história econômica recente. O crédito, em relação ao PIB, demonstra vigor inusitado. Comemoremos.
Entretanto, convém lembra que os juros são os mais altos do mundo. O Real encontra níveis altíssimos de valorização. A inflação recrudesce. As contas externas se deterioram. As reservas cambiais crescem, com dólares trazidos pelas mãos dos especuladores. O setor imobiliário vive uma bolha e pode explodir. As contas públicas precisam de correção imediata e o clima institucional deteriora rapidamente.
Nenhuma hipótese sobre flutuação econômica tem sido admitida.
É bom lembrar que o mundo não está cor de rosa por aqui. Também não está rosa choque.
A sucessão, no plano federal, impossibilita ações consistentes. A preocupação se alastra entre os analistas, mas não incomoda o mundo empresarial, por enquanto.
É preciso construir  as estratégias para os próximos períodos, mas não se pode viver sem os chamados planos contingenciais. No Brasil, como no mundo, cenário é passível de mudança. Seria prudente preparar as empresas para um cenário adverso também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário