Banner

Translate

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Entidades públicas devem ter resultados superiores

Bancos públicos são exemplo para a administração federal
Os maiores bancos públicos federais amplizaram seus lucros no 2o strimestre desse ano. Mas não é só isso. Melhoraram a qualidade do crédito, contiveram o crescimento da inadimplência e não se distanciaram de seus compromissos sociais. O lucro dos cinco bancos públicos ferderais de maior expressão somou R$ 10,5 bilhões, conforme informa a Folha de S. Paulo, amparada em dados do Banco Central.
Com a crise, o sistema financeiro privado, de forma prudente, recuou. Os bancos públicos avançaram mediante a determinação anticíclica das autoridades econômicas. Deu certo. Não desse, sobrava para a sociedade toda.
Assim é a economia. E os gestores públicos são obrigados a decisões dessa natureza. Não lhes pode faltar coragem.

Mas sua coragem pode custar muito a cada um deles. Gestão temerária, improbidade e outros tipos penais podem alcançá-los com facilidade.Os bancos federais cresceram 30% em volume de ativos, enquanto os bancos privados cresceram seus ativos em apenas 12%.

Há uma grande injustiça com os administradores públicos e esse exemplo, tão positivo para toda a sociedade brasileira, deveria deixar uma grande lição para promotoria e a magistratura nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário