Banner

Translate

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Enrosco dá em curva de rio

Economia mundial encontra curva no leito de seu rio e enrosca
Artigo publicado na Economic Letter, do Fed de São Francisco, dá conta de um avanço do PIB abaixo do nível de potencial de crescimento da economia. As projeções para 2011 também anunciam a continuidade desse processo, levando a expansão da taxa de desemprego. Isso seria desastroso para a recuperação americana.
Espero que o modelo utilizado no estudo não seja auto-regressivo, porque, nesse caso, estaríamos, de alguma forma, projetando para o futuro a recessão passada. O aumento da taxa de desemprego seria de 0,5% e o PIB estaria crescendo abaixo de seu potencial estimado pelo Fed em, pelo menos 2,5% e, no máximo, em 2,8%.
Certo ou errado, o fato é que tem se consolidado, entre especialistas, o consenso de que o Fed voltará ao mercado de bônus, comprando ao longo dos próximos meses, mais de US$ 1,0 trilhão de títulos do Tesouro norte-americano. O susto parece geral e a publicação do artigo teria precipitado a decisão do Fed. O mercado está pasmo com o dólar perdendo valor diante das principais moedas fortes, com a inflação excessivamente baixa e com a alta taxa de desemprego da economia do país.
Deflação e desemprego são os grandes temores e, por essa razão, dão ensejo à decisão de aumentar a liquidez da economia pela injeção dos recursos provenientes da compra dos treasuries. Nos próximos dias todos estarão esperando pelos dados de agosto sobre inflação, nível de emprego, rendimentos das famílias e consumo pessoal. Se os dados vierem menores que as estimativas de mercado, a previsão é de que o Fed venha a agir com inusitado vigor.
A recomendação é a de acompanhar a evolução desses fatos, sem perder de vista a Europa que também parece desacelerar sua economia nesse momento. Imaginando que isso ocorra, realmente a economia mundial teria encontrado uma curva no leito de seu rio. Enrosco, na certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário