Banner

Translate

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Midia em recuperação na Europa

O faturamento dos 12 maiores grupos de televisão da Europa aumentou
no primeiro semestre de 2010
O volume de negócios agora já é semelhante ao registrado antes da crise financeira mundial. Segundo o relatório do Observatório Europeu do Audiovisual, o volume de negócios desses grupos foi de 17,6 bilhões de euros, comparado com os 16,1 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2009 e 17,6 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2008. Este total, não leva em conta o volume de negócios do canal britânico FIVE que foi vendido pelo grupo RTL, em Junho de 2010.
A análise das contas consolidadas para o primeiro semestre de 2010, publicada pelos 12 maiores grupos privados de televisão na Europa, mostra um aumento significativo nos níveis de atividade da publicidade européia.
Ainda segundo o relatório, os grupos mais afetados pela recessão de 2008 e 2009, mostraram melhoria de seus faturamentos. O grupo polaco TVN cresceu seu faturamento em 18,9 %, o grupo Mediaset, que opera na Itália e na Espanha cresceu 16,7 %, o grupo francês TF1, 13,7 % e o grupo britânico ITV 8,6 %.
Em 2009, os grupos de televisão por assinatura mostraram suportar melhor a crise econômica que os grupos de TV aberta, de modo geral financiados pela publicidade. No entanto, os seus resultados no primeiro semestre de 2010 não foram tão simétricos. O grupo britânico BSKYB registrou um crescimento de 10,2 %, enquanto os demais ficaram bem abaixo dessa taxa.
O destaque negativo, segundo o Observatório, ficou por conta do grupo espanhol Prisa, cujo faturamento na área do audiovisual caiu 12,8 % em relação ao mesmo período de 2009.
A propaganda está sendo utilizada para ativar o consumo? Vamso ver a eficiência da mídia no combate à recessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário