Banner

Translate

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fatos que condicionam as decisões da semana

Subindo e descendo na gangorra dos números
No Brasil, o comportamento dos preços deve ser o elemento central. Os juros futuros estão indicando para expectativas altistas da inflação.
No ambiente internacional, investidores procuram sinais de crescimento na economia norte-americana. Os olhos estarão voltados para as vendas de varejo, os estoques industriais, o comportamento da conta corrente norte-americana e para os pedidos de auxílio-desemprego. Em épocas de crise, esses números viram obsessão.
Hoje
O Bacen divulga o Relatório Focus e o governo anuncia a Balança Comercial referente à última semana.
O Departamento de Tesouro norte-americano mostra o comportamento do orçamento do país.
Amanhã
Será divulgado o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) da FGV para os primeiros dez dias de setembro. O IBGE divulga sua Pesquisa Mensal do Comércio do mês de julho.
Nos Estados Unidos, sai o Retail Sales, aferindo as vendas do mês de agosto. As atenções estarão voltadas para esse indicador em função do que se possa esperar, para os próximos períodos, em relação ao consumo e ao crédito. Sai também indicadores de vendas e estoques industriais que, pelos mesmos motivos, darão o pulso da recuperação.
Já para o meio da semana
Outros indicadores da atividade econômica serão reportados nos Estados Unidos, referentes ao mês de agosto: o Export Prices e o Import Prices. Sai também o NY Empire State Index, de setembro, que mede a atividade industrial do estado de NY.
Do meio para o fim da semanal
A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de setembro, enquanto os Estados Unidos divulga sua Current Account, a conta corrente norte-americana, do segundo trimestre. Mas, o mercado, nesse momento, estará ansioso, esperando pelo Initial Claims que mostra o número dos pedidos de auxílio-desemprego da semana.
Fechando a semana
A Fipe publica o IPC da segunda quadrissemana de setembro. A FGV apresenta o IGP-10 do mês de setembro. As expectativas são de altas nesses dois indicadores.
Nos Estados Unidos será anunciado o CPI (Consumer Price Index) e de seu núcleo, que medem os preços ao consumidor referentes ao mês de agosto.
A semana promete novidades. A volatilidade pode se acentuar. As aplicações em renda variável dependerão muito das notícias sobre a recuperação americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário