Banner

Translate

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bruxelas e suas novas previsões


A Zona do Euro pode trazer boas novidades
para a economia mundial
A Europa parece consolidar sua recuperação econômica. A nova previsão feita pela Comissão Européia praticamente dobra a anterior. A expectativa agora é de que a Zona do Euro encerre 2010 com um crescimento de seu PIB na casa de 1,9%. A Alemanha será, segundo a Comissão Européia, o país de maior crescimento, com o PIB evoluindo 3,4%. De surpreendente mesmo, é o inesperado crescimento da Polônia, igualanco os mesmos 3,4% da Alemanha. A França e o Reino Unido também trouxeram números animadores para o crescimento de seus PIB`s, 1,6% e 1,7%, respectivamente.
A Espanha será, entre os países grandes, o único a fechar o ano com um PIB negativo em 0,3 %. Até que não está tão mau para um país com baixa diversificação industrial.
A notícia trás uma nova expectativa para o mundo e, em especial, para o exportador brasileiro que poderá contar com uma retomada, ainda que discreta, das exportações de manufaturados. Claro que mesmo assim, estaríamos pressupondo uma certa correção na supervalorização do real. Em todo caso, o euro deverá, diante do crescimento anunciado, manter sua tendência de valorização frente ao dólar americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário